São Miguel na Vibe da Paz

Vibe da Paz foia grande vencedora da noite.

Matéria Publicada em www.paz.al.gov.br

Centenas de miguelenses se reuniram para cantar a paz

 

No ultimo sábado (12), a cidade de São Miguel conheceu o vencedor do primeiro festival Alagoas Canta Paz. Na final, os onze artistas selecionados na etapa anterior apresentaram-se para centenas de pessoas reunidas na Praça do Relógio, no centro de São Miguel. Para encerrar o festival, o cantor Eliezer Setton e a banda Nosso Xote botaram os migueleses para dançar a noite toda.

Também prestigiaram o evento o Secretário de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), Jardel Aderico, o deputado federal Givaldo Carimbão, o prefeito da cidade, George Clemente, os secretários municipais de Infância, Juventude e Promoção da Paz (Seijpaz), Márcio Santos, de Comunicação Social, Marketing e Eventos, Álvaro Guimarães e de Educação e Cultura, Maria do Amparo.

O festival, promovido pela Sepaz, buscou premiar canções que promovessem a cultura de Paz na sociedade, como explica o secretário Jardel Aderico. “Temos como objetivo mobilizar a sociedade em dois aspectos. O primeiro é incentivar a produção artística voltada para a uma postura de paz, afinal, no nosso dia-a-dia, o que ouvimos são canções voltadas para uma cultura de ódio, de desvalorização da mulher, do próximo de uma maneira geral. Em segundo lugar, queremos reunir a sociedade para promover a paz. Incentivar um momento de reflexão. Cada um tem sua forma de viver a paz. Para alguns é a sua ligação com a religião, para outros está no seu comportamento em sociedade e ainda para alguns está em seu grito de protesto contra a violência”, disse Jardel.

O secretário Jardel também ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de São Miguel dos Campos. “O fato de São Miguel ter uma secretaria como a Seijpaz facilitou muito a mobilização para que o festival acontecesse”, concluiu.

O prefeito de São Miguel, George Clemente, alinhou o discurso com o secretário Jardel, “É gratificante a preocupação do governo com a cultura de paz, porque quando se pensa em combate a violência logo se diz que precisa construir mais cadeias, contratar mais polícias. Violência gera mais violências. Medidas simples como ensinar nossas crianças como lidar com seus impulsos violentos ou incentivar a produção cultural voltada para a paz podem ser bem mais eficientes”, concluiu.

Os vencedores

O reggae de Welbert Telles contagiou a todos e levou o primeiro lugar com a canção “Vibe da Paz”. Ele dedicou o prêmio à mãe, que, além de muito amor, lhe ‘presenteou’ com a música como uma alternativa a tudo que o mundo oferecia de ruim. Ivan Lima levou o segundo lugar com a canção “É hora de mudar” e o terceiro lugar ficou com o samba “Um mundo novo”, de Rock Lane.

Os autores das canções escolhidas, além de uma premiação em dinheiro, terão suas músicas gravadas em uma coletânea que será executada nas rádios alagoanas.

Sobre o festival

No ultimo dia 5 de Maio aconteceu a primeira etapa do festival, na Escola Ana Lins, onde foram escolhidos os 11 participantes da final. Foram avaliados por três jurados do Núcleo de Cultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos quesitos: letra, melodia, harmonia a e afinação. A Sepaz estuda levar o festival para outras cidades ainda este ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.