Projeto “Educação para a Paz” visita Municípios

matéria publicada em www.paz.al.gov.br

Durante todo o mês de abril, a Diretoria de Educação para Paz nas Escolas e na Família da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) partirá em caravana visitando diversas cidades do interior de Alagoas para apresentar às comunidades escolares e autoridades locais o projeto “Educação para Paz”. Durante esse período a equipe contará com um reforço muito especial: o idealizador do projeto, o professor João Araújo.

“A paz não é a ausência de conflito”, explica Professor Araújo aos moradores de Igaci.

O projeto, executado desde 2010 em 16 municípios, consiste em acrescentar uma disciplina voltada para a educação emocional no currículo das escolas dos municípios parceiros. Em Igaci, primeira parada da caravana, nesta segunda-feira (9), serão atendidas 400 crianças da primeira série do ensino fundamental. O material didático e a capacitação dos professores são ofertados pela Sepaz.

Reunidos no hall do “Clube dos 30” logo pela manhã, pais, professores e pedagogos das escolas de Igaci – a 153 km de Maceió – compareceram em massa para ouvir a proposta do “Educação para Paz”. Também estiveram presentes o secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, o secretário municipal de Administração de Igaci, Josenildo França, e o secretário municipal de Educação, Aroldo Soares Ferro.

Jardel Aderico apresentou rapidamente o projeto, reforçando a importância de se criar uma politica de paz nas comunidades. “A construção de uma cultura de paz depende muito mais de cada um de nós, de como o cidadão age em seu espaço de convívio”.

Após a fala das autoridades da mesa, os convidados ouviram do próprio idealizador do projeto, o professor João Araújo, a importância de se trabalhar a inteligência emocional do aluno para criar uma sociedade de paz no futuro, “A violência é uma construção na história de vida de um individuo, ninguém nasce mau, ninguém fica mau de uma hora para outra”, explicou o professor, que orienta de programas de desenvolvimento de cultura de paz e não-violência em vários municípios brasileiros.

A representante das mães e pais de Igaci, Maria da Silva, vê com esperança a adoção do projeto pelo município. “Será um projeto maravilhoso, mas vai depender muito do envolvimento dos pais, da família, nisso tudo. A escola sozinha não dá conta. Nós vemos todos os dias exemplos do que o professor relatou acontecerem ao nosso redor, e creio que agora seremos mais capazes de enxergar e sabermos como melhor lidar, cuidar”, explica Maria.

De Igaci, a Caravana seguiu para Minador do Negrão, onde apresentou o projeto na tarde de ontem – a cada dia, duas cidades serão visitadas.  Ainda esta semana a equipe estará em Taquarana, Rio Largo, Teotônio Vilela, Junqueiro e Roteiro. No total, durante o mês de abril, 30 municípios serão visitados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.