Confira as atrações do sétimo dia de Bienal.

Na manhã de hoje o PROLER (PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA) da Biblioteca Nacional ocupou os dois auditórios da bienal para discutir as questões de cidadania e a sociolinguística. confira o resumo da manhã na bienal:

AUDITÓRIO A

Os professores Dalgiza A. Oliveira , Nelma C. Araujo e Marcos Aurélio Gomes (CB/UFAL) e José de Oliveira Jr. discutiram no auditório A o tema “Leitura e Cidadania”, até onde a nossa herança cultural influencia na formação dos nossos leitores.

AUDITÓRIO B

Os Livro ou Os Livros? Após a polêmica dos livros do MEC sobre os livros, o professor Almir Almeida de Oliveira, especialista em lingua portuguesa, apresenta sua palestra “Qual o correto: os livro ou os livros? Uma visão sociolinguística” onde defende um equilíbrio entre o ensino da norma culta e o respeito as variantes sociais. “Da mesma maneira que não podemos vir de biquíni a uma palestra e de terno e grava a praia, precisamos saber que existe momentos em que usaremos a norma culta e momentos que vamos usar uma linguagem mais solta. O professor de gramática precisa ter esse discernimento e precisa aprender a explorar as duas vertentes. O professor que ensina a norma culta tão de forma rígida é tão nocivo quanto o professor que simplesmente não ensina a norma culta”, disse o professor.

LUITGARDE BARROS

Se o livro é o alimento da alma, por que não falar sobre o alimento do corpo? A coordenadora do curso de nutrição da faculdade Maurício de Nassau, Ana Cristina Quixabeira, apresentou a palestra “Educação nutricional na formação de hábitos saudáveis na infância”. Uma criança bem nutrida consegue desenvolver-se melhor e acelera o seu aprendizado. A professora salientou a importância de se implantar hábitos alimentares saudáveis o mais cedo possível. “a educação alimentar deve se iniciar aos sete meses de idade, quando o bebê passa a consumir outros alimentos além do leite materno”, fala Ana Cristina, que ainda alerta para o perigo de uma introdução precoce aos açucares “A criança ainda não conhece nenhum sabor, são os país que farão essa introdução. Quando mais tarde a criança for apresentada ao açúcar, melhor para ela” conclui.

LEDO IVO

“O que eu quero ser quando crescer?” essa pergunta mais nos fizeram durante a infâncias volta cada vez mais frequentemente a nos assombrar na vida adulta. É com isso em mente que a professora Andréa Carnaúba ministrou a oficina “Educação Continuada – Plano de Carreira” . Ela reforçou a ideia de que independente da profissão escolhida é fundamental a dedicação para ser o melhor e que é importante monitorar projetos e reformular seus objetivos.
JOSÉ MARQUES DE MELO

A sala José marques de Melo ficou pequena para tanta gente. Os jovens portadores de Síndrome de Down e deficiências mentais assistidos pela Pestalozzi e Fundown animaram o palco montando na sala, com uma adaptação pra lá de diferente do clássico de La Fontaine, A cigarra e a Formiguinha. Com um texto recheado de humor e dança, os jovens (que tem entre 20 e 40 anos) mostram todo o seu talento contando a história das formiguinha sertanejas que estocam comida para a seca, enquanto as cigarras só querem se divertir.

MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Aspirantes a ilustradores lotaram a sala Manoel correia para assistir a palestra“Design no campo da educação e tecnologia” com o designer Cleber Nauber. Cleber apontou a importancia do desgner sempre manter uma grande biblioteca de imagens digitais. Lembrou que a máxima de Lavoisier, na natureza nada se cria, tudo se recria, combina perfeitamente com a arte digital, e salientou a importancia de sustentar o trabalho nos teoricos, para dar substancias ao trabalho de ilustração e se comunicar de maneira mais clara com o receptor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s