A vez dos pequenos

Ler é fundamental para todas as idades, sobretudo para os pequenos. Crianças e adolescentes aproveitaram a manhã desta segunda feira, 23, para renovar a estante de livros e aproveitar as atrações desenvolvidas especialmente para eles. Foram mais de mil pequenos leitores trazidos por mais de 70 escolas publicas e partículas do estado.

Os pequenos leitores, como Vagner Pierri, de apenas 5 anos, aluno da escola municipal Maria do Socorro, que disse que sua hora favorita é quando vai dormir, por sua mãe conta historinhas para ele. “Minha história favorita é a do Zé Murieta (de Lillian Sipriano), fiz até peça na escola”, conta o menino.

Os maiores também estão aproveitando muito a bienal. É o caso de Anita Boaventura de 10 anos é um exemplo. A menina, que tem aventura até no nome estava em busca de novos livros para sua coleção. “Gosto de livros de comédia, aventura e suspense. Meus autores favoritos são a Ruth Rocha e o Érico Veríssimo”, comenta a menina. “O hábito da leitura eu herdei do meu pai. Quando pequena, minha avó sempre lia para mim, agora eu leio com meu pai, sempre tiro algumas horas do dia para ler. A leitura será importante para que eu descubra o que eu quero fazer da minha vida, que profissão eu vou exercer no futuro.” completa a menina.
Não só de livros se resume a experiencia dos pequeninos na Bienal do livro. Diversas atrações foram montadas especialmente para eles. Contadores de história, túnel do livro e painel da história do livro entretêm crianças de 8 a 80 anos. É o caso da Luciane Oliveira, de 11 anos, que estuda na escola estadual Eduardo Almeida. Após a apresentação da história dos livros a menina comentou sua parte favorita, “Adorei a parte que fala do Egito antigo, saber dessas coisas me dá mais vontade de ler, de conhecer”, diz a menina.

O túnel do livro é outra atração que chama atenção dos jovens que passam. Com ajuda dos livreiros, os expectadores transitam pelas histórias sem se dar conta que são os personagens principais delas. Para Andressa Sulini de 11 anos, a parte mais divertida foi o momento em que apareceram a Cinderela e o Saci, “Foi interessante vê-los de um jeito tão diferente”, comenta.

Lembrando que a V Bienal Internacional do Livro acontece no centro de convenções Ruth Cardoso, no entre os dias 21 a 30 de outubro, das 10 às 22h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.