A Valsa Negra – Patricia Melo

Sempre que venho à Sâo Paulo, acabo levado algum livro da estante do Sr Vicente pra ler. Assim foi com ” a caixa-preta” do Amos OZ, e atualmente “o retrato do artista quando jovem”, do James Joyce por mais que vicente ainda nao saiba.

 

Em minha ultima estada aqui (setembro), Vicente me sugeriu A Valsa Negra, de Patricia Melo (que por sinal, ele possui diversos outros livros desta autora). Confesso que nunca tinha lindo nada dela, e nem mesmo tinha ouvido falar dela… culpo isso a minha autidismo cultural morando na minha bolinha alagoana… meu cerebro ficou preguiçoso.

O livro fala sobre ciúmes e sentimento de pocessão, sobre sexo, sobre deslocamento… e tudo isso, dentro do misterioso mundo da musica erudita. Um maestro e sua desconfiança doentia de que está sendo traido pela jovem esposa violinista. Sua rispídez com seus musicos, e sua ausencia na vida da filha adolescente. E a constante insegurança de ser um não-judeu no universo sionista de sua esposa.

É uma relação de amor e ódio constante e multilevel bastante intensa. Apesar disso, ainda sim, é um livro rápido e leve de se ler. Daqueles que devoramos em uma tarde chuvosa. Mal posso esperar minha próxima viajem para pegar outro livro da autora.

Proximo livro da fila: “beber, jogar e F@#er” – Andrew Gottlier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.